Entenda a importância do atendimento humanizado!

O atendimento humanizado tem se tornado cada vez mais a prioridade nas unidades de saúde, tendo em vista os diversos benefícios gerados para os pacientes e os profissionais. Isso porque, ao buscar atendimento em centros de saúde, clínicas, consultórios ou hospitais, a pessoa deseja ser acolhida de forma adequada e ser correspondida em seus próprios anseios e expectativas.

Ao proporcionar um atendimento humano e acolhedor, a possibilidade de vínculo entre a pessoa e a equipe de saúde se fortalece, repercutindo, portanto na qualidade da assistência e dos cuidados.

Quer entender melhor as vantagens de priorizar um atendimento humanizado? Então continue a sua leitura!

O que é atendimento humanizado e como ele funciona?

Um atendimento humanizado consiste no acolhimento das necessidades de cada pessoa, de forma respeitosa, empática e integral. É um formato que tem a finalidade de criar uma relação de proximidade com as pessoas que precisam de cuidados em saúde.

Qual a importância de aplicar essa estratégia?

Ao implementar o atendimento humanizado, é possível obter uma série de benefícios. Conheça os principais:

Maior participação do paciente nas decisões relacionadas à saúde

É necessário ter em mente que o personagem principal da assistência é a pessoa. Reconhecer e dar espaço a esse protagonismo aumenta a adesão do paciente ao tratamento, já que, desse modo, houve uma decisão compartilhada.

Melhora nos resultados

É fundamental escutar de forma qualificada as necessidades da pessoa que busca o atendimento. Quando isso ocorre, as possibilidades de melhoria em saúde aumentam consideravelmente. Isso se estende aos resultados em satisfação.

Desenvolvimento da confiança da pessoa que busca pelo atendimento

Quando a pessoa se sente bem acolhida, o vínculo com a equipe de saúde se fortalece. Afinal, quando o assunto é saúde, as pessoas naturalmente buscam serviços e profissionais em quem confiam.

Minimização dos custos em saúde

Ao propor um cuidado mais adequado e mais centrado na pessoa, levando-se em conta seus anseios, medos, entendimentos e expectativas relacionadas à própria saúde, provavelmente a pessoa se sentirá mais contemplada em suas necessidades. Certamente, isso contribuirá para diminuir ansiedades e procuras desnecessárias aos serviços de saúde.

Como pode perceber, o atendimento humanizado é um método bastante eficaz para a evolução dos serviços, gerando qualidade no tratamento e retorno para a equipe de saúde.

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