Como otimizar o atendimento médico? 4 dicas para você colocar em prática agora!
Nas rotinas de consultórios, é fundamental garantir um melhor atendimento médico, que seja capaz não só de resolver as questões principais do paciente, mas também de gerar uma sensação de acolhimento em momentos que podem ser delicados para ele.
Por isso, é fundamental saber como otimizar o atendimento médico, o que gera essa sensação e também auxilia na captação de novos pacientes para seu consultório ou clínica. E isso não é difícil — basta encontrar o caminho certo.
A seguir, veja quatro dicas imperdíveis para isso. Boa leitura.
1. Use uma comunicação clara
Um problema que afasta muitos pacientes de determinados profissionais é não conseguir entender o que eles querem dizer sobre doenças, diagnósticos e tratamentos. Afinal, são questões que envolvem a saúde da pessoa, portanto, ela quer evitar qualquer tipo de dúvida.
Lembre-se sempre de adequar a sua linguagem a cada paciente. Há termos que podem ser muito claros para uma pessoa, mas confusos para outra. Sempre pergunte se o paciente realmente entendeu sua explicação e se disponha a tirar as possíveis dúvidas.
2. Ofereça um atendimento personalizado
Não atenda a pessoa que está no consultório como se houvesse um roteiro pré-determinado a ser seguido. Afinal, ela é um ser humano que, muitas vezes, está passando por situações de saúde delicadas e quer sentir-se acolhida.
Por isso, antes de começar a consulta, releia o prontuário eletrônico do seu paciente. Atualize-se sobre sua rotina, suas dores, suas principais características e aproveite esses dados para uma abordagem personalizada durante a consulta. Uma boa dica é deixar detalhes particulares que possam ser resgatados no início da consulta como exemplo dessa personalização. Um exemplo seria: “Como vai seu filho?” ou “E o nosso time, hein?”.
3. Escute o seu paciente
Uma reclamação constante de pacientes que você precisa evitar é não escutar o que eles têm a dizer. Muitas pessoas reclamam que os profissionais não querem ouvir questões que estão incomodando, preocupando-se exclusivamente com sintomas que podem auxiliar no diagnóstico.
Entretanto, muitas vezes, a escuta ativa pode ser útil para um diagnóstico diferenciado, permitindo encontrar a causa do problema da pessoa que está sendo consultada. Quer ver um exemplo?
Um paciente chega reclamando de insônia. Diversas questões do seu dia a dia podem estar envolvidas nisso, como:
- tensões pontuais;
- falta de atividades físicas;
- consumo de estimulantes após as 18h;
- problemas familiares ou ocupacionais.
Para identificá-las, o médico precisa ir além de questões triviais, como qualidade do sono. Com isso, garante uma melhor qualidade de vida para o paciente e aumenta a confiança em seu trabalho.
4. Treine todos os profissionais que lidam com os pacientes
Engana-se quem acredita que apenas os médicos devem estar atentos no atendimento ao paciente. Na verdade, todos os envolvidos devem estar alinhados no que diz respeito às formas de lidar com o público no dia a dia.
Por exemplo, não adianta o médico realizar um atendimento impecável se o recepcionista não for educado com o paciente. Mesmo que você seja um ótimo profissional, ele poderá sentir-se incomodado e não retornar futuramente.
Por isso, todos aqueles que, de alguma forma, vão lidar com o paciente devem ser treinados para adotarem boas práticas de atendimento ao cliente de acordo com as diretrizes definidas por você para sua clínica.
Com isso, você consegue tanto captar mais pacientes como fidelizar aqueles que estão comparecendo pela primeira vez.
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