Afinal, como otimizar a gestão da equipe de atenção primária?
Ter uma gestão da equipe de atenção primária eficiente é fundamental para um atendimento organizado e capaz de atender às demandas da população com responsabilidade e qualidade. Contudo, esse gerenciamento é composto por vários desafios que precisam ser superados, entre elas, a dificuldade em obter bons conteúdos para treinar todos os integrantes do time e garantir a otimização dos processos.
Quer saber como aprimorar a gestão da equipe e alcançar melhores resultados? Veja as dicas que preparamos!
Trabalhe as habilidades essenciais de cada profissional
É fundamental que o gestor avalie bem cada integrante que compõe a equipe de atenção primária e entenda as principais qualidades de cada um, buscando enquadrá-los nas melhores funções relacionadas às suas habilidades e condutas, com a finalidade de proporcionar mais eficiência ao trabalho.
Promova a integração da equipe
Para que um trabalho em grupo seja bem executado, não basta apenas reunir vários profissionais e delegar suas atividades. É importante que regras, objetivos e metas sejam estabelecidos para que a integração da equipe seja produtiva e contribua para o desenvolvimento da unidade.
Todos precisam se esforçar em prol de um mesmo propósito, além de aprenderem a lidar com eventuais conflitos, já que choque de personalidade e opiniões podem acontecer. Nesse caso, o desafio é saber utilizar a diferença de cada um e tornar algo vantajoso.
Treine o raciocínio clínico
Outro ponto bastante importante para que a equipe desenvolva um ótimo trabalho de atenção primária é ser proativa na identificação dos processos ligados à saúde e à doença e na identificação de agravos, que precisam ser acompanhados no decorrer do tempo e acolhimento integral das demandas da comunidade, para que assim possam interferir de forma efetiva no atendimento.
Intensifique o acesso da equipe à tecnologia
A inovação tecnológica, assim como nos demais setores, veio para agregar nos atendimentos em saúde. Em relação à informatização do trabalho, os profissionais podem usar dados dos sistemas de informação em saúde para planejar as próximas ações, acessar históricos dos pacientes, além de monitorá-los e melhor avaliá-los.
Monte uma boa equipe multiprofissional
O trabalho em equipe multiprofissional é primordial nesse processo. Não adianta apenas ter profissionais de áreas diferentes trabalhando juntos. É preciso criar um espírito de equipe, o que engloba uma comunicação eficaz e o compartilhamento de opiniões e visões para chegar a um senso comum de atendimento.
Questões como projeto de trabalho em comum, elaboração de reuniões para decisões coletivas, planejamento participativo, respeito pelas diferenças, também devem fazer parte desse processo.
Disponibilize treinamentos
Entre as principais finalidades do treinamento está a qualificação das ações. Para que isso aconteça, é necessário gerenciar e capacitar os colaboradores.
Por meio da disponibilização de métodos de aprendizagem, é possível contribuir para que cada vez mais os processos sejam otimizados e para que cada integrante se qualifique e consiga aplicar a transformação que o novo cenário da saúde e perfis de pacientes vêm exigindo.
É muito importante que o gestor leve informação e capacitação para a equipe de atenção primária para otimizar os processos e alcançar os melhores resultados. Para isso, é importante contar com as facilidades que a tecnologia tem proporcionado nos mais variados setores. Dessa forma, utilizar o ambiente digital como forma de alcançar um aprendizado de qualidade, pode ser o meio mais efetivo para que isso ocorra.
Agora que você já sabe como aplicar uma gestão eficaz na atenção primária, acesse nosso site e conheça cursos que podem auxiliar nesse processo!
A Dexpertio é um acordar. É o potencial mágico e transformador de uma educação profissional de qualidade.